Elementos essenciais à sobrevivência física

Eu, pessoalmente, aprecio muitíssimo os termos de sentido figurado. Eles nos oferecem imagens que nos ajudam a entender bem a verdade que está sendo ensinada. Vez por outra, podemos aplicar a analogia em termos tão amplos que obtemos uma melhor compreensão de um texto bíblico.

 

Isso me aconteceu recentemente quando li uma paráfrase de um trecho de I Coríntios 12. O homem que a elaborou é médico. Ele diz o seguinte:

“O corpo é uma unidade, embora constituído de muitas células; e, embora as células sejam muitas, formam um só corpo… Se um glóbulo branco disser: “Como não sou uma célula nervosa, não sou do corpo”, nem assim deixaria de ser parte do corpo. E se uma célula de um músculo disser a célula do nervo ótico: “Como não sou do nervo ótico, não sou do corpo”, nem assim deixará de fazer parte do corpo. Se o corpo todo fosse uma célula do nervo ótico, onde estaria a capacidade de andar? Se o corpo todo fosse uma célula do aparelho auditivo, onde estaria o sentido da visão? Na verdade, Deus dispôs as células do corpo da maneira como quis. Se todas as células fossem iguais, onde estaria o corpo? Na verdade, há muitas células diferentes, porém um só corpo”.

 

O corpo humano é constituído de várias células. E, para que possamos viver, é preciso que eles estejam saudáveis. Isso significa que alguns elementos são necessários: nutrição, exercício, higiene, descanso. E, do mesmo modo, outros terão que ser eliminados: doenças, germes exteriores e desenvolvimento desordenado no interior.

 

Nenhum médico competente olha com leviandade para uma enfermidade. Em alguns casos, o médico irá indicar um tratamento cirúrgico; em outros uma cirurgia radical. Normalmente, eles receitam medicamentos: vez por outra, uma determinada dieta e até um programa de exercícios físicos. Tudo isso é parte de um planejamento para se ter uma vida saudável. É uma questão muito séria (e às vezes muito cara).

 

Vivendo sem máscaras – Charles R. Swindoll

Devocionais

Artigos

Bíblia

Newsletter

Inscreva-se no nosso canal!